Sports Value publica uma análise especial sobre o mercado norte-americano de soccer. Até a Copa de 2O26 serão várias análises e publicações especiais sobre o tema.
Mercado dos EUA de soccer cresce de forma acelerada e já é uma das maiores forças econômicas desse esporte. Os interessados pelo soccer nos EUA já passam de 100 milhões de pessoas!
Muitos são os fatores, que resultaram nisso:
- Crescimento da prática em idade escolar;
- Liga profissional estruturada;
- Interesse dos jovens urbanos;
- Forte apelo junto aos latinos;
- Soccer como entretenimento;
- Exportação de jogadores dos EUA para as ligas da Europa.
Essa Copa do Mundo do Catar mostrará altos impactos vindos dos EUA, um mercado cada vez mais importante para a indústria do futebol.
Segundo dados da FIFA na Copa de 2014 mais de 105 milhões de norte-americanos assistiram a Copa realizada no Brasil. Audiência era de 79 milhões na Copa de 2006. Foram quase 30 milhões de novos fãs.
Audiência acumulada dos EUA na Copa do Mundo da FIFA- Milhões
Atualmente EUA ficam atrás apenas da China e Brasil como gerador de audiência da Copa do Mundo.
Interesse dos jovens pelo soccer
Um ponto chave do sucesso do soccer nos EUA é a prática dos jovens, especialmente as meninas.
Nos EUA já são mais de 25 milhões de praticantes de soccer de forma recorrente. Mais que Brasil e Alemanha, por exemplo.
Dados recentes da Gallup mostram que o soccer tem interesse de 11% da camada mais jovem da população, frente aos 6% do basebol. Entre os mais jovens, soccer e basquete estão empatados.
Interesse pelas principais modalidades nos EUA- Por idade- Gallup
Segundo dados da YouGov Sport, 14% dos americanos com menos de 18 anos praticam soccer atualmente.
Compleições europeias como Champions League, Premier League, LaLiga, Bundesliga, ganharam espaço exatamente junto a esse público.
Força da MLS
A liga profissional MLS ajudou muito a popularizar o soccer no país e hoje somente para entrar na liga o investidor precisa pagar US$ 325 milhões. Valor que não passava de US$ 50 milhões há 10 anos.
Segundo dados do Sportico, os 32 times da MLS somados valem US$ 16 bilhões. LAFC é o mais valioso com valuation de US$ 900 milhões, seguido do LA Galaxy US$ 865 milhões, Atlanta United US$ 855 milhões.
O novo contrato de transmissão com a Apple TV vai subir as receitas e tamanho do negócio. O público da MLS é jovem e conectado com transmissões via streaming. Apple vai pagar um mínimo de US$ 250 milhões por temporada.
Antes a Liga recebia cerca de US$ 100 milhões por ano para suas transmissões.
Segundo análise da Sports Value, com o crescimento das receitas da MLS, a liga passará a Série A do Brasil e se converterá na maior liga de futebol fora da Europa. E com grandes chances de passar em breve Ligue 1 e Série A da Itália.
Cada vez faz mais sentido o crescimento do soccer nos EUA.