Brasil é o 13º mercado de torcedores fanáticos de futebol

Segundo recente estudo publicado pela Nielsen Sports da Inglaterra, o futebol brasileiro é apenas o 13º do mundo de torcedores interessados e muito interessados por futebol.

Nesse estudo não foram considerados os que tem pouco interesse por futebol ou nenhum interesse.

Esse grupo, os mais fanáticos, é um dos públicos mais importantes para os clubes. São os que vão aos jogos, pagam o sócio torcedor, compram produtos e mantém essa fidelidade, mesmo com os maus momentos esportivos dos times.

São os heavy users no mundo do marketing aplicado aos clubes de futebol.

Segundo estudo da Sports Value publicado em maio de 2018, que você pode ler aqui, os clubes de futebol no Brasil movimentam um valor insignificante com a paixão do seu torcedor, apenas R$ 1,2 bilhão em 2017.

Apenas como comparação, os gastos dos brasileiros com entretenimento superam R$ 61 bilhões por ano.

O mercado que proporcionalmente tem mais fanáticos por futebol é o Emirados Árabes Unidos, seguido de Tailândia, Chile, Portugal, Turquia, México e Espanha.

O Brasil amarga uma inacreditável 13ª posição atrás de Malásia, Coréia do Sul, Polônia e Itália.

O país do futebol vê o torcedor nas pesquisas no Brasil cada vez menos interessado por futebol e os que se interessam querem os times europeus. 

Percentual da população interessada e muito interessada em futebol


Fonte: Nielsen Sports

 

E agora em análises de dados internacionais essa deterioração fica muito clara.