Baixas receitas de marketing dos clubes do Brasil X Ligas do futebol mundial em 2021
Novo estudo inédito procura avaliar o potencial mercadológico do futebol brasileiro.
A avaliação da Sports Value tem como principal objetivo analisar as receitas de marketing dos clubes brasileiros, frente aos mercados internacionais. No Brasil foram considerados os TOP 20 times em receitas, amostra de mais de 20 anos de nossa base de dados.
Acesse aqui o material completo Marketing dos clubes do Brasil X Ligas do futebol mundial em 2021
Brasil muito distante das maiores ligas do mundo
A maior conclusão do estudo é que enquanto as grandes ligas do futebol estão literalmente “bombando” em marketing, clubes brasileiros estão entre os piores em faturamento com a marca do planeta.
Brasil é o quinto maior mercado de mídia e entretenimento entre as ligas mais importantes do futebol mundial. Mas apenas o 14o. em receitas de marketing.
Brasil sem um Liga Profissional viu sua principal competição Série A sempre desvalorizada, sem apelo global e força econômica frente aos mercados mais organizados e com marketing mais atrativo, e livres e independentes da Confederação Nacional há décadas.
Receitas de marketing dos clubes de primeira divisão X Mercado publicitário- US$ milhões
Flamengo um gigante entre os gigantes
Um dado realmente impactante do estudo foi comparar o Flamengo em relação aos gigantes do mundo do futebol.
O rubro negro embora não tenha o mesmo nível de abrangência global, muito pela fraqueza do nosso mercado, é muito mais forte no digital que muitos gigantes europeus.
Com 887 milhões de interações em 2021, Flamengo supera clubes como Juventus, Manchester City, Bayern de Munique, Arsenal. Na frente do Flamengo, em termos de impacto digital somente estão: Manchester United, Barcelona, Real Madrid, PSG, Chelsea e Liverpool.
Se a Série A fosse gerida como ocorre na Europa e se o Flamengo monetizasse tudo que consegue produzir com sua torcida, seus números com patrocínios subiriam muito mais. Atualmente o clube faz US$ 29 milhões com patrocínios.
A projeção da Sports Value é que o Flamengo com os números atuais deveria gerar US$ 150 milhões por ano com marketing.