Finanças clubes brasileiros em 2022. A consolidação do marketing
Sports Value acaba de finalizar seu mais novo estudo sobre as finanças dos clubes, com muitas novidades e conteúdos exclusivos!
Clique aqui para baixar o estudo com mais de 150 páginas sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2022 da Sports Value
Nesse ano além dos dados financeiros como receitas, custos, superávits/déficits, dívidas e indicadores de performance, há inúmeras análises inéditas.
Há uma analise global e latino-americana das transferências de jogadores, a força do marketing no futebol feminino e um novo modelo de avaliação de patrocínios, o data driven sponsorships, projetando o potencial do futebol brasileiro.
Receitas
Os TOP 20 clubes viram as receitas cresceram 9% em 2022 atingindo pela primeira vez R$ 7,5 bilhões. Principais impactos foram os recursos com bilheteria que alcançaram R$ 600 milhões, frente aos R$ 149 milhões de 2021.
Receitas TOP 20 clubes brasileiros – R$ milhões
Valores atualizados pela inflação
Quando reclassificado o Sócio Torcedor como matchday, que engloba sócio torcedor e bilheteria o valor alcançou R$ 1,1 bilhão. Receitas de marketing chegaram ao R$ 1,2 bilhão. Direitos de TV R$ 3 bilhões.
Receitas dos clubes brasileiros em 2022 – R$ milhões
Flamengo | 1.177,0 |
Palmeiras | 856,0 |
Corinthians | 779,1 |
São Paulo | 657,2 |
Internacional | 466,6 |
Atlético-MG | 429,0 |
Athletico-PR | 370,6 |
Red Bull Bragantino | 350,2 |
Fluminense | 347,2 |
Santos | 341,9 |
Grêmio | 340,1 |
Fortaleza | 267,9 |
Ceará | 173,2 |
Coritiba | 164,1 |
Cruzeiro | 150,4 |
América-MG | 148,6 |
Cuiabá | 133,3 |
Bahia | 108,3 |
Goiás | 106,7 |
Atlético-GO | 100,2 |
Fonte: Sports Value
Dívidas
As dívidas dos TOP 20 clubes chegaram aos R$ 10,6 bilhões em 2022. Liderança dos clubes mineiros Atlético e Cruzeiro.
Dívidas dos TOP 20 clubes brasileiros – R$ milhões
Valores atualizados pela inflação
Dívidas dos clubes brasileiros em 2022 – R$ milhões
Atlético-MG | 1.571,0 |
Cruzeiro | 1.053,0 |
Corinthians | 910,4 |
Palmeiras | 875,8 |
Internacional | 865,7 |
Botafogo | 729,5 |
Fluminense | 677,5 |
Vasco da Gama | 664,1 |
São Paulo | 586,6 |
Santos | 539,9 |
Grêmio | 518,1 |
Red Bull Bragantino | 301,1 |
Athletico-PR | 285,0 |
Bahia | 284,3 |
Flamengo | 258,8 |
Coritiba | 237,5 |
América-MG | 122,5 |
Goiás | 48,2 |
Ceará | 38,0 |
Fortaleza | 33,1 |
Atlético-GO | 8,2 |
Cuiabá | 2,0 |
Fonte: Sports Value
Força do futebol feminino
Sports Value acredita na força das mulheres para mudar a Industria do Futebol para muito melhor, por isso incluímos no relatório deste ano inúmeros insights dos diferencias competitivos do marketing no futebol feminino.
Rejuvenescimento de marcas, lealdade dos fãs, valores positivos e contemporânea, são inúmeros aspectos positivos do futebol feminino atual.
Audiências do esporte feminino no mundo por faixa etária
Fonte: YouGov
Patrocínios data driven
O final do report é todo dedicado ao conceito de patrocínios data driven. Já não é mais possível obter ROI com patrocínios sem pesados investimentos no ambiente digital.
Futebol brasileiro vive um moimento de alta poluição visual de marcas patrocinadoras e baixo retorno. Brasil é um dos maiores mercados de mídia e entretenimento do planeta, mas valores movimentados pelos clubes estão muito abaixo de outros mercados, muito menores.
Quanto mais os clubes forem data driven, maiores serão as receitas com patrocínios.
Receitas de Marketing X Mercado publicitário- Ligas de futebol
Fonte: Sports Value
Valor – ROI Social Media gerado pelo clube- US$ milhões
Fonte: Kore