Finanças TOP 20 clubes brasileiros em 2023. Diversificação de receitas o grande desafio!

Sports Value acaba de finalizar seu mais novo estudo sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2023.

Clique aqui para baixar o estudo com mais de 100 páginas sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2023 da Sports Value

Material que analisa os dados financeiros dos clubes conta também com muitas análises dos dados digitais dos clubes, mercado de patrocínios esportivos e Inteligência Artificial no marketing esportivo.

Receitas

Clubes brasileiros atingiram a maior receita conjunta da história R$ 9 bi em 2023, aumento foi de 20%. Considerando o impacto da inflação, crescimento real foi de 12%.

Receitas TOP 20 times do Brasil – R$ milhões,

Valores atualizados pela inflação

Quando reclassificado o Sócio Torcedor como matchday, que engloba sócio torcedor e bilheteria e outras explorações do estádio, o valor alcançou R$ 1,4 bilhão. Receitas de marketing passaram dos R$ 1,4 bilhão e  direitos de TV dos R$ 3,2 bilhões.

Receitas dos clubes brasileiros em 2023 – R$ milhões

Flamengo 1.374,0
Corinthians 936,7
Palmeiras 908,9
São Paulo 680,8
Athletico-PR 510,7
Red Bull Bragantino Ltda 488,4
Fluminense 480,8
Grêmio 467,1
Atlético-MG SAF 439,0
Santos 424,4
Internacional 423,4
Botafogo SAF 388,1
Vasco da Gama SAF 363,5
Fortaleza SAF 258,5
Cruzeiro SAF 243,4
América-MG SAF 187,9
Bahia SAF 176,0
Cuiabá SAF 139,8
Ceará 132,1
Coritiba SAF 99,2
Goiás 98,0

Fonte: Sports Value

Sports Value apresentou uma análise inédita comparando os TOP 20 clubes em receitas do Brasil com as principais ligas do futebol mundial.

Dívidas

As dívidas dos TOP 20 clubes  em 2023 foram de R$ 8,9 bi, redução de  21%, já descontado o impacto da inflação.

Dívidas TOP 20 times do Brasil – R$ milhões,

Valores atualizados pela inflação

Dívidas dos clubes brasileiros em 2023 – R$ milhões

Atlético-MG SAF 1.359,8
Palmeiras 942,6
Internacional 899,0
Corinthians 885,8
Vasco da Gama SAF 749,3
São Paulo 666,7
Cruzeiro SAF 662,4
Santos 605,7
Fluminense 597,3
Grêmio 526,2
Red Bull Bragantino Ltda 407,9
Botafogo SAF 309,8
Bahia SAF 299,0
Coritiba SAF 198,3
América-MG SAF 137,1
Flamengo 68,4
Ceará 59,5
Fortaleza SAF 6,6
Athletico-PR 0,0
Goiás 0,0
Cuiabá SAF 0,0

Fonte: Sports Value

Nova dimensão dos patrocínios

Sports Value vem trabalhando com diferentes patrocinadores esportivos no Brasil e exterior.

As análises mostram que para se obter ROI com patrocínios não adianta apenas expor marcas em  placas, uniformes e backdrops.

Marcas patrocinadoras com maior retorno no digital- Em 2023- US$ milhões

Fonte: Kore

Modelo brasileiro de poluição visual excessiva e baixo impacto  por falta de ativações inteligentes, reduzem o potencial do mercado de marketing esportivo no Brasil.

Penetração junto à população brasileira

Em %

Mercado brasileiro vem acompanhando uma poluição visual de marcas, com especial impacto das casas de apostas.

Embora venham com muitos recursos, muitas vezes fora da realidade, geram baixo impacto junto à população, limitando muito ações de marketing inovadoras para os clubes e seus torcedores.

Como a Inteligência Artificial pode alavancar o marketing esportivo?

Os avanços tecnológicos impactaram muito a gestão do esporte, e a chegada da Inteligência Artificial é sem dúvida uma nova era de mudança. Além do seu impacto dentro de campo, há enormes oportunidades para o marketing esportivo.

A IA pode alavancar as marcas dos clubes, aumentar retorno para os patrocinares, dar eficiência à publicidade nas transmissões, melhorar a relação com os fãs Um impacto brutal para aqueles que estiverem preparados!