Finanças TOP 20 clubes brasileiros em 2023. Diversificação de receitas o grande desafio!
Sports Value acaba de finalizar seu mais novo estudo sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2023.
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Material que analisa os dados financeiros dos clubes conta também com muitas análises dos dados digitais dos clubes, mercado de patrocínios esportivos e Inteligência Artificial no marketing esportivo.
Receitas
Clubes brasileiros atingiram a maior receita conjunta da história R$ 9 bi em 2023, aumento foi de 20%. Considerando o impacto da inflação, crescimento real foi de 12%.
Receitas TOP 20 times do Brasil – R$ milhões,
Valores atualizados pela inflação
Quando reclassificado o Sócio Torcedor como matchday, que engloba sócio torcedor e bilheteria e outras explorações do estádio, o valor alcançou R$ 1,4 bilhão. Receitas de marketing passaram dos R$ 1,4 bilhão e direitos de TV dos R$ 3,2 bilhões.
Receitas dos clubes brasileiros em 2023 – R$ milhões
Flamengo | 1.374,0 |
Corinthians | 936,7 |
Palmeiras | 908,9 |
São Paulo | 680,8 |
Athletico-PR | 510,7 |
Red Bull Bragantino Ltda | 488,4 |
Fluminense | 480,8 |
Grêmio | 467,1 |
Atlético-MG SAF | 439,0 |
Santos | 424,4 |
Internacional | 423,4 |
Botafogo SAF | 388,1 |
Vasco da Gama SAF | 363,5 |
Fortaleza SAF | 258,5 |
Cruzeiro SAF | 243,4 |
América-MG SAF | 187,9 |
Bahia SAF | 176,0 |
Cuiabá SAF | 139,8 |
Ceará | 132,1 |
Coritiba SAF | 99,2 |
Goiás | 98,0 |
Fonte: Sports Value
Sports Value apresentou uma análise inédita comparando os TOP 20 clubes em receitas do Brasil com as principais ligas do futebol mundial.
Dívidas
As dívidas dos TOP 20 clubes em 2023 foram de R$ 8,9 bi, redução de 21%, já descontado o impacto da inflação.
Dívidas TOP 20 times do Brasil – R$ milhões,
Valores atualizados pela inflação
Dívidas dos clubes brasileiros em 2023 – R$ milhões
Atlético-MG SAF | 1.359,8 |
Palmeiras | 942,6 |
Internacional | 899,0 |
Corinthians | 885,8 |
Vasco da Gama SAF | 749,3 |
São Paulo | 666,7 |
Cruzeiro SAF | 662,4 |
Santos | 605,7 |
Fluminense | 597,3 |
Grêmio | 526,2 |
Red Bull Bragantino Ltda | 407,9 |
Botafogo SAF | 309,8 |
Bahia SAF | 299,0 |
Coritiba SAF | 198,3 |
América-MG SAF | 137,1 |
Flamengo | 68,4 |
Ceará | 59,5 |
Fortaleza SAF | 6,6 |
Athletico-PR | 0,0 |
Goiás | 0,0 |
Cuiabá SAF | 0,0 |
Fonte: Sports Value
Nova dimensão dos patrocínios
Sports Value vem trabalhando com diferentes patrocinadores esportivos no Brasil e exterior.
As análises mostram que para se obter ROI com patrocínios não adianta apenas expor marcas em placas, uniformes e backdrops.
Marcas patrocinadoras com maior retorno no digital- Em 2023- US$ milhões
Fonte: Kore
Modelo brasileiro de poluição visual excessiva e baixo impacto por falta de ativações inteligentes, reduzem o potencial do mercado de marketing esportivo no Brasil.
Penetração junto à população brasileira
Em %
Mercado brasileiro vem acompanhando uma poluição visual de marcas, com especial impacto das casas de apostas.
Embora venham com muitos recursos, muitas vezes fora da realidade, geram baixo impacto junto à população, limitando muito ações de marketing inovadoras para os clubes e seus torcedores.
Como a Inteligência Artificial pode alavancar o marketing esportivo?
Os avanços tecnológicos impactaram muito a gestão do esporte, e a chegada da Inteligência Artificial é sem dúvida uma nova era de mudança. Além do seu impacto dentro de campo, há enormes oportunidades para o marketing esportivo.
A IA pode alavancar as marcas dos clubes, aumentar retorno para os patrocinares, dar eficiência à publicidade nas transmissões, melhorar a relação com os fãs Um impacto brutal para aqueles que estiverem preparados!