Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024 5ª edição
Sports Value publica a quinta edição do estudo exclusivo: Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024.
O ano foi marcante para o futebol brasileiro, pela alta valorização de muitos clubes, fortemente impactados por novos investidores nas SAFs.
Baixe aqui o estudo completo com a avaliação dos clubes- Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024-5ª edição
TOP 30 times somados em 2024 apresentaram valuation de R$ 41,3 bilhões, alta de 24% em relação ao estudo de 2023. Em dólares os 30 times estão avaliados atualmente em US$ 7,4 bi.
Valuation Consolidado TOP 30 clubes– 2024- R$ bi
Valuation clubes- Clubes mais valiosos do Brasil- 2024- R$ milhões
1 | Flamengo | 4.879 |
2 | Palmeiras | 3.956 |
3 | Corinthians | 3.702 |
4 | Atlético MG SAF | 3.387 |
5 | São Paulo | 2.869 |
6 | Internacional | 2.524 |
7 | Atlhetico-PR | 2.293 |
8 | Fluminense | 2.162 |
9 | Botafogo SAF | 1.857 |
10 | Grêmio | 1.839 |
11 | Cruzeiro SAF | 1.472 |
12 | Red Bull Bragantino Ltda. | 1.438 |
13 | Vasco da Gama SAF | 1.207 |
14 | Santos | 925 |
15 | Bahia SAF | 875 |
16 | Fortaleza SAF | 754 |
17 | América-MG SAF | 638 |
18 | Sport | 601 |
19 | Goiás | 464 |
20 | Atlético-GO | 449 |
21 | Coritiba SAF | 416 |
22 | Cuiabá SAF | 371 |
23 | Ceará | 341 |
24 | Criciúma | 334 |
25 | Guarani | 301 |
26 | Avaí | 265 |
27 | Santa Cruz | 255 |
28 | Ponte Preta | 251 |
29 | Vitória | 249 |
30 | Juventude | 221 |
Fonte: Sports Value
A metodologia da Sports Value faz um ajuste todos os anos do valor do Valuation, descontadas as dívidas operacionais de cada clube. Não foram consideradas as dívidas fiscais e com os estádios. O valor considerado são as dívidas da operação dos clubes.
O valuation dos clubes, descontado o valor de suas dívidas operacionais é fundamental para compreender a real situação de cada clube.
Valuation 2024 X Valuation descontadas às dívidas operacionais- R$ milhões
Fonte: Sports Value
Valuation X Receita Total- R$ milhões
Fonte: Sports Value
Valor das marcas dos clubes brasileiros
Receitas dos clubes melhoraram, o que impactou na valorização das marcas.
O valor das marcas dos TOP 30 clubes do Brasil sofre valorização e subiu 20%, atingindo pela primeira vez R$ 11,2 bilhões.
Marcas dos clubes estão subaproveitadas, projeção da Sports Value aponta que poderiam até dobrar de tamanho.
Valor da marca – 2024- Flamengo X Palmeiras