O futebol brasileiro vive neste momento um debate sobre a transformação dos clubes brasileiros em sociedades empresárias. Esse processo que ocorreu na Europa na década de 1990, ainda é bastante novo no Brasil.
A Sports Value recentemente estudou todos os modelos de gestão das ligas e times europeus. Essa análise foi conduzida para um cliente e se transformará em breve em um profundo relatório a ser divulgado.
Para a Sports Value nossos cubes são importantes demais, tem muita história, para virarem de propriedade de magnatas, como ocorreu em boa parte dos mercados europeus.
O modelo que acreditamos para os grandes clubes brasileiros é similar ao 50%+1 da Alemanha. Neste modelo há a profissionalização total da gestão, com o clube como acionista majoritário da nova empresa.
Inclusive a legislação atual permite que qualquer grande clube crie uma empresa, e atraia investidores graças a sua boa gestão, transparência e Governança Corporativa.
Essa foi a capa de uma revista inglesa já em 2007 questionando como foi feita a transformação dos clubes ingleses em empresas, e o excesso de times nas mãos de magnatas estrangeiros. Hoje em dia a menor parte dos times ingleses é de propriedade de cidadãos britânicos.
Modelo alemão aplicado no Brasil. Transformação dos clubes brasileiros em empresas
A Sports Value acredita que os grandes clubes brasileiros deveriam se espelhar no modelo alemão, e serem acionistas majoritários na nova empresa a ser constituída.
A legislação brasileira permite ao clube criar um novo CNPJ, se transformando em uma empresa. Neste caso, o clube obrigatoriamente terá que ser o acionista majoritário da companhia, por exemplo com 60% das ações.
Já os outros 40% podem ser negociados com investidores, que serão os acionistas minoritários.
Para funcionar o ideal é que seja uma Sociedade Anônima, com alta compliance e governança corporativa.
Por que virar empresa? A visão da Sports Value:
- Gestão / profissionalismo.
- Credibilidade / transparência.
- Atração de investimento.
- Valorização da marca e novas receitas.
- Impacto econômico na região.
- Mais títulos e melhor desempenho.
- Engajamento da torcida.
- Atração de mais patrocinadores.
Case Botafogo S.A.
O tradicional clube do futebol brasileiro com mais de 100 anos de história, o Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, mudou inicialmente seu estatuto e posteriormente criou uma companhia com a maioria das ações.
A nova companhia, uma S.A., foi constituída junto com um investidor. Houve uma mudança brutal na gestão, com um conselho de administração, alta governança e compliance.
A Sports Value foi a empresa responsável por assessorar clube e investidor na avaliação do negócio, marca do clube e direitos esportivos.
Sem sombra de dúvida este modelo pode e deve ser replicado para os grandes clubes do futebol brasileiro.