Impacto econômico de Real Madrid e Barcelona

Nessa semana teremos “El Clasico”, como é conhecido o confronto Real Madrid X Barcelona. Pelas análises da Sports Value, sem dúvida os confrontos entre os dois gigantes do futebol espanhol representam o maior impacto econômico do futebol mundial atual.

Embora o mercado espanhol não seja o mais rico e mais desenvolvido da Europa, em termos de faturamento Real e Barça lideram entre todos os times do planeta, inclusive frente às franquias da NFL, MLB e NBA.

As marcas de ambos transcenderam já seu país de origem e hoje produzem impactos em escala planetária. Além das altas receitas, os dois são altamente eficientes em sua comunicação global. Cada um já conta com mais de 250 milhões de fãs nas diferentes redes sociais.

Real e Barça em relação ao PIB da Espanha

Uma análise muito interessante para compreender como o crescimento de Real e Barça foi impressionante é analisar essa evolução em ralação ao PIB da Espanha.  Atualmente o faturamento conjunto da dupla representa 0,12% do PIB espanhol.

Atualmente, para cada 1.000 euros produzidos na economia espanhola,1,20 euros são provenientes dos dois clubes. Há 10 anos esse valor era de 0,80 euros e em 2003 apenas 0,40 euros. O índice triplicou desde o início dos anos 2000.

Esse índice criado pela Sports Value somente considera as receitas recorrentes com os estádios, direitos de TV e marketing. As receitas de ambos foram muito impulsionadas nos últimos anos e somados os dois clubes atingiram 1,6 bilhão de euros em 2019.

A inflação acumulada na Espanha no período foi de 35%.

Um dos pontos que mais chamam a atenção é a foça de suas marcas na negociação de contratos milionários com patrocinadores, vendas de produtos, altos valores em  contratos de TV e alta capacidade para gerar receitas com seus estádios.

Faturamento conjunto Real Madrid e Barcelona X PIB da Espanha- Milhões de euros

Fonte: Sports Value

Evolução das receitas Real Madrid e Barcelona- Milhões de euros

Caso fossem consideradas na análise as receitas com transferências de atletas, o impacto econômico da dupla sobre a economia espanhola seria de 0,14%, ou mais de 1,8 bilhão de euros em 2019.

Real Madrid

O time madrilenho é tradicionalmente o time esportivo com maior faturamento do esporte mundial. Encerrou a temporada 2018-19 com receitas operacionais recordes de 757 milhões de euros, frente aos 751 milhões de euros da temporada anterior.

Sua principal fonte de receita são os recursos de marketing que já superam os 340 milhões de euros anuais.

Atualmente fatura menos apenas que seu rival de Barcelona.

O crescimento do Real foi impressionante. Em 2003 faturava 193 milhões de euros, 5 anos depois já superava os 351 milhões de euros e depois de uma década gerava 514 milhões de euros.  Nos anos mais recentes o crescimento foi constante e fez com que desde 2018 ultrapassasse a barreira dos 700 milhões de euros de faturamento.

Receitas Real Madrid- Milhões de euros

O clube Merengue conseguiu criar em torno de si um ciclo virtuoso em sua gestão, onde mesmo com pesados investimentos em contratações e altos salários, manteve o controle orçamentário, ampliando inclusive sua solidez financeira. Os gastos salariais do Real em 2019 superaram os 355 milhões de euros, ou 47% de suas receitas operacionais.

O maior nível salarial do clube foi em 2017, quando os salários somaram 377 milhões de euros ou 56% das receitas.

Folha salarial do futebol – Real Madrid – Milhões de euros

Na última década o Real Madrid  investiu  911 milhões de euros em contratações.

Investimento em contratações- Real Madrid – Milhões de euros

Mesmo com o pesado investimento e altos gastos salariais, o clube fecha todos os anos com lucros.

Na última década acumulou mais de 347 milhões de euros em lucros líquidos, que contribuíram para o fortalecimento financeiro e esportivo do clube de Madrid.

Barcelona

O clube catalão conseguiu ultrapassar seu rival em receitas e em 2019 lidera o ranking entre todos os times esportivos do mundo.

Barça encerrou a temporada 2018-19 com um nível altíssimo de receitas recorrentes, um total de 837 milhões de euros, frente aos 690 milhões de euros da temporada anterior. O clube viu as receitas crescerem 21% neste último ano.

Sua principal fonte de receita também são os recursos de marketing, que ultrapassaram os 360 milhões de euros anuais.

Os culés cresceram ainda mais que o rival de Madrid. Em 2003 faturavam 123 milhões de euros, Cinco anos depois já superava os 290 milhões de euros e depois de uma década atingiu 483 milhões de euros.  Nos anos mais recentes o crescimento foi bem forte e culminou com essa receita acima dos 800 milhões de euros em 2019.

Receitas Barcelona- Milhões de euros

Quando o Barça inclui as receitas com jogadores, o volume movimentado em 2019 foi de 990 milhões de euros

O clube blaugrana conseguiu criar em torno de si o mesmo processo do Real Madrid, este ciclo virtuoso em sua gestão, onde mesmo com investimentos em contratações e altas nos salários, se mantém um equilibrio orçamentário.

Os gastos salariais do Barça em 2019 foram de 426 milhões de euros, ou 51% de suas receitas operacionais.

Folha salarial do futebol – Barcelona – Milhões de euros

Na última década o Barcelona investiu 868 milhões de euros em contratações.

Investimento em contratações- Barcelona – Milhões de euros

O clube catalão vem fechando com lucros suas temporadas, mas a situação é bem mais complicada que a do Real Madrid. O Barça tem altos custos e nessa temporada, encerrou o ano com apenas 4,5 milhões de superávits, pressionado pelas altas despesa, mesmo com tantas novas receitas.

Na última década acumulou mais de 113 milhões de euros em lucros líquidos, bem menos que seu rival.