Marketing esportivo para casas de apostas

Sports Value aprofundou análises e estudos sobre a atuação das empresas de apostas no mundo do esporte. Outros setores que criamos alta especialização são: mercado financeiro, material esportivo e sustentabilidade.

Mercado global e brasileiro de apostas esportivas

Em 2019, o mercado de apostas esportivas movimentou US$ 77 bilhões, de acordo com a WLA. Deste total US$ 34 bilhões em corridas de cavalo e cachorros e outros US$ 43 bilhões em esportes tradicionais. Futebol representava 57% do total.

Gastos dos torcedores com apostas esportivas no mundo- Pré COVID-19

A pandemia ampliou muito os números e em 2021 o faturamento do setor de “Sports Betting” atingiu US$ 131 bilhões. Mercado vai passar dos US$ 200 bilhões em poucos anos.

Expectativa é que novos US$ 106 bilhões sejam gerados entre 2020 e 2025. Mercados da Ásia e Pacífico serão responsáveis por 39% do total.

A liberação de apostas esportivas nos EUA  ajudou a impulsionar os números e a tendência é de crescimento exponencial para os próximo anos.

Mercado brasileiro é um dos mais promissores do planeta. Com a correta regulação pode ultrapassar os US$ 3 bilhões por ano e seguir a tendência dos EUA.

Governo brasileiro perde importante arrecadação de impostos de um setor gigantesco.

  

Marketing esportivo para casas de apostas

Casas de apostas são marcas endêmicas da indústria do futebol. É um movimento global, tanto em mercados desenvolvidos como em países emergentes.

No Brasil as casas de apostas estão em praticamente todos os grandes clubes do Brasil nas Séries A e B, de outras divisões também

Segundo análise da Sports Value os TOP 20 clubes brasileiros movimentaram R$ 850 milhões em patrocínios em 2021 e mais de 25% deste valor são provenientes das casas de apostas.

As empresas de betting em geral ocupam espaços publicitários  importantes nos clubes, mas representam financeiramente menos que outros setores.

Segundo dados da plataforma Gente da Globo, os termos de pesquisa “apostas” e “bet” cresceram muito no Brasil. Entre os fatores para a escolha de uma casa de apostas, o principal é a experiência positiva dos amigos.

Evolução na busca dos termos “bet” e “apostas” no Brasil

Fatores importantes para os consumidores de apostas no Brasil

Visão da Sports Value

Mercado de apostas utiliza bônus para atrair usuários. Marketing esportivo pode reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC),  com estratégias mais criativas e propósito para a marca.

Assim como as empresas precisam ampliar rentabilidade no varejo e usam  a força da marca e storytelling para isso, o mesmo tem que ocorrer com as casas de apostas.

Pelas análises da Sports Value é muito mais econômico, rentável e eficiente investir em estratégias criativas de marketing com o torcedor, do que simplesmente oferecer bônus para apostar.

Experiências, conteúdos exclusivos, promoções únicas, cashbacks e análises mais aprofundadas são o caminho para gerar valor e reter o apostador, por muito mais tempo.

Países europeus começaram a limitar os patrocínios. O caminho é a construção de um negócio saudável para as marcas, focando na qualidade da relação com o cliente.

O marketing esportivo pode alavancar os negócios, tudo isso 100% no ambiente digital.

Para 59% dos apostadores no Brasil, de acordo com a plataforma Gente, a experiência teve inicio em no máximo 12 meses.

10 Estratégias de Marketing da Sports Value para Casas de Apostas:

1. Geração de conteúdos exclusivos

O apostador é antes de tudo um torcedor. Oferecer conteúdos inéditos e qualificados é o melhor caminho para a fidelização e retenção de clientes.

Construir ativos através de patrocínios e acordos é o caminho para gerar conteúdos únicos.

2. Redes sociais

Investir em redes sociais criativas e informativas gerarão retorno efetivo. Boa parte dos apostadores estão nas redes sociais e buscam informação e entretenimento nesse canal.

Redes sociais com 52% e site de empresas de apostas com 63% são os meios mais utilizados pelos apostadores para se informarem.

3. Patrocínios a clubes e competições são a porta de entrada, não o fim

Casas de apostas devem sim investir em propriedades com alto impacto, como clubes e competições. Entretanto depender exclusivamente da visibilidade é muito pouco.

Ativações recorrentes e criativas  são o melhor caminho para alavancar as marcas, ampliar receitas e fidelizar o torcedor.

4. ídolos e influencers

Sem dúvida entre as mais importantes ativações está o uso de ídolos e influenciadores para incrementar o marketing das casas de apostas. Clubes e competições não têm a força de ídolos e influenciadores, especialmente em redes sociais entre os mais jovens.

E a tendência é de cada mais impacto deste formadores de opinião nos próximos anos,

5. Serviços mais atrativos

As casas de apostas podem e devem buscar inovações tecnológicas que incrementem os serviços para os usurários. Quanto mais orientado ao marketing e data driven for a experiência do usuário, maior o retorno.

Análises diferenciadas, cruzando informações esportivas como os dados que a Sports Value detém ( finanças, marketing e digital) farão toda a diferença para os apostadores.

6. Crie um comunidade

As casas de apostas precisam ir muito além dos bônus para apostar. O foco deve ser na criação de um ampla e ativa comunidade em torno da marca.

As apostas serão apenas parte das receitas geradas e os apostadores se sentirão parte de uma grande ecossistema, gerando cada vez mais audiência.

7. Tenha propósitos

As marcas precisam ir além do negócio “apostas esportivas”. O foco deve ser ampliar o alcance da marca com o apoio a temas importantes.

Ter propósitos claros, amplia o impacto da marca e atrai novas receitas. A escolha dos propósitos tem que ter aderência com a marca e agregar valores positivos.

8. Educação financeira

Como o negócio das casas de apostas é financeiro, faz todo o sentido que as empresas contribuam com a educação financeira dos usuários. Um dos maiores motivadores dos governos em limitar a publicidade de casas de apostas é seu efeito maléfico nas saúde financeira dos usuários.

Falar sobre o tema é importante na construção da marca junto a diferentes públicos de interesse..

9. Branding e storytelling

Assim como as empresas de material esportivo são endêmicas à Indústria Esporte, as casas de apostas conquistaram um papel importante no ambiente digital. O betting precisa participar da vida do torcedor, muito além das apostas.

Escolher o storytelling da marca e ir a fundo na relação com o torcedor são os melhores caminhos para uma empresa de apostas. Buscar influências na Nike, adidas, Puma, Under Armour é um excelente caminho.

10. Seja um marketplace

As apostas são o core business, mas são consumidas somente por uma parcela da população. As estratégias da Sports Value criam um grande marketplace com a marca da empresa  no centro.

Além das receitas diretas com as apostas é possível criar novas linhas de negócios, muitas delas até mais rentáveis que o negócio central da empresa e que geram enorme valor para a marca.