Patrocínios da Caixa representam 20% do mercado de clubes

 

Segundo análise recente da Sports Value, o fim dos patrocínios da Caixa aos clubes brasileiros pode acarretar em uma perda de 20% em receitas.

Em 2017, o mercado de patrocínios de clubes de futebol no Brasil somou R$ 720 milhões, sendo a Caixa responsável por R$ 146 milhões, ou 20% do total.

O banco patrocinou 25 equipes em 2018.

Receitas com patrocínios – Clubes brasileiros e participação dos patrocínios da Caixa

Receitas em R$ milhões

Fonte: Sports Value

A ultra dependência de um único patrocinador é maléfica para o mercado, tanto pela dependência financeira de uma única empresa, como pela ausência de uma pluralidade de ações de ativação realizadas por variadas marcas.

A saída da Caixa obrigará ao mercado a buscar novas alternativas, a fim de minimizar as perdas.

 

Futebol europeu tem patrocínios de variados setores

Os clubes europeus ao longo dos últimos 20 anos fortaleceram profundamente suas marcas e conquistaram bilhões de euros em patrocínios.

Na Europa, depois das empresas de material esportivo, os setores que mais investem recursos em patrocínios no futebol são: financeiro, automotivo, companhias aéreas, casas de apostas e bebidas.

As receitas de marketing dos maiores clubes europeus já superam 5 bilhões de euros.

Deste total, mais de 790 milhões de euros são provenientes dos patrocínios de camisa dos times, cerca de 17% do total.

A diversificação das receitas de marketing é fundamental para times de futebol, que jamais podem ficar dependentes de uma ou duas marcas patrocinadoras.

Participação dos patrocínios de camisa sobre a receita de marketing total

Big 5 – Ligas da Europa

Fonte: Sports Value

Patrocínios de casas de apostas na Premier League

 No Brasil neste momento está sendo discutindo no Congresso Nacional sobre a regulamentação dos jogos de azar e obviamente as apostas esportivas surgem com grande destaque.

Na Inglaterra, maior mercado de apostas do futebol mundial, os times são patrocinados pelas casas de apostas. Nada menos que metade dos times da Premier League tem como patrocinador master uma empresa de apostas esportivas.

Em termos de valor investido, as casas de apostas representam 17% dos patrocínios de camisa dos times da Premier League.

Os gigantes Manchester United, Arsenal, Manchester City, Chelsea, Liverpool e Tottenham não estampam as marcas das casas de apostas em suas camisas.

O maior contrato é do West Ham, 10 milhões de libras anuais com a empresa betway.

Na Championship, segunda divisão inglesa, 70% dos times são patrocinados por empresas de apostas.