Patrocínios dos clubes atingiram R$ 659 milhões em 2017

Segundo estudo sobre os 20 maiores clubes em receitas do Brasil, que acaba de ser publicado pela Sports Value, os clubes brasileiros encerraram 2017 com receitas de R$ 659 milhões com patrocínio e publicidade, crescimento de 27%.

Os patrocínios representam 13,1% dos R$ 5 bilhões gerados pelos clubes.

Os clubes que mais cresceram em receitas de patrocínio foram Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Grêmio e Botafogo.

 

Ranking -Receitas com patrocínios em 2017- R$ milhões

Segundo análise da Sports Value esse valor de R$ 659 milhões por ano tem potencial para dobrar de tamanho.

Os clubes brasileiros deveriam faturar mais de R$ 1,3 bilhão com marketing por ano.

O Brasil é a maior potência de mídia e entretimento entre os mercados emergentes, e os patrocínios dos clubes estão subaproveitados.

O mercado do futebol precisa inovar e ser criativo na busca das receitas, com empresas com o torcedor e atraindo investidores.